Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Floriano até hoje só teve três Senadores da República

Floriano até os dias atuais teve três (03) Senadores, foram eles:


Euripedes de Aguiar na década de 1920 (Natural de Matões-MA) foi prefeito de Floriano em 1912, Governador do Piauí, Deputado Estadual e Senador.

Eurípedes Clementino de Aguiar, nasceu em Matões – Ma, em 19 de janeiro de 1880 e faleceu em Nazaria – PI, no dia 03 de março de 1953, médico, jornalista, poeta e politico brasileiro eleito governador do Piauí em 1916.

Filho do desembargador Helvidio Clementino de Aguiar e de Genoveva Nogueira Lobão de Aguiar. Formado pela Universidade Federal da Bahia com doutorado em Paris, foi também poeta e jornalista. 

Sua carreira política começou como intendente (Prefeito) de Floriano no ano de 1912 e em 1916 foi eleito governador do Piauí e a seguir deputado estadual (1920-1923) e senador (1924-1930) durante a Republica Velha. Após a redemocratização do país em 1945 ingressou na UDN e foi participe da eleição de José da Rocha Furtado para o governo do Piauí em 1947. Em homenagem ao Dr. Euripedes de Aguiar Floriano tem uma das Avenidas mais movimentadas recebe seu nome.

Encerrou sua participação na política sendo candidato ao governo do estado em 1950, sendo derrotado por Pedro Freitas.



Esmaragdo de Freitas na década de 1940 faleceu no exercício do mandato (Filho de Floriano-PI).

Esmaragdo de Freitas e Sousa, filho de Esmaragdo José de Sousa e Luciliana Maria de Freitas, descendentes de tradicionais famílias proprietários de terras e fazendeiros no Piauí, nasceu em Colônia de São Pedro de Alcantara, hoje Floriano. a 2 de de julho de 1887. Fez o Curso de direito no Recife, em 1911, lá exerceu as funções de Delegado de Policia, sub-secretario do Tribunal de Justiça, promotor público e secretario de governo.

Em Teresina foi procurador do estado, secretario de fazenda, professor de direito, fundador da UDN e foi eleito Senador da República pelo estado do Piauí, tendo falecido em pleno exercício. Floriano também homenageou Esmaragdo de Freitas com uma Avenida na Beira-Rio.

E último João Lobo na década de 1980 (Filho de Floriano-PI) foi Deputado Estadual de 1962 a 1982 seja 5 mandatos até ser eleito Senador da Republica.


João Calisto Lobo (Floriano, 27 de abril de 1927 – Faleceu em Teresina, em 3 de dezembro de 2013), era Engenheiro Civil e politico brasileiro foi deputado estadual por cinco mandatos e exerceu mandato de senador pelo Piauí. 

Filho de Calisto Lobo e Carmem Lobo. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na politica pela UDN aportando depois na ARENA e por essas legendas  foi eleito deputado estadual em 1962, 1966, 1970, 1970, 1974 e 1978. Em 20 anos de mandato na Assembleia Legislativa do Piauí foi líder do governo e vice-presidente do legislativo, cujo comando cabia então ao vice-governador do estado.


Findo o bipardidarismo imposto ao país pelo Ato institucional Número Dois outorgado pelo Regime Militar de 1964 optou pelo PMDB, entretanto com a incorporaçãodo antigo PP à legenda de Ulisses Guimarães em 20 de dezembro de 1981, João Lobo seguiu rumo ao PDS. 

Candidato a senador em 1982 dividiu essa condição com dois companheiros de partido graças às sublegendas: o senador Bernardino Viana e o deputado federal João Clímaco d'Almeida. Segundo as regras vigentes seria eleito o mais votado dentre os que figuravam no partido político que recebesse o maior número de sufrágios, e assim como o trio do PDS superou os candidatos do PMDB (Chagas Rodrigues, Francílio Almeida e Walmor Carvalho) por mais de 150 mil votos e João Lobo assegurou o mandato ao obter primeiro lugar em sua legenda tendo seus companheiros de partido como suplentes.

Eleitor de Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 1985, não hesitou em ingressar no PFL e por essa legenda ficou numa suplência ao disputar um mandato de deputado federal em 1990.1 Retornou à vida pública no governo Mão Santa (1995-2001) onde foi presidente da Companhia Energética do Piauí (CEPISA), o último antes que o governo federal assumisse a administração da empresa em 1997, e diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Seu sobrinho, Calisto Lobo Matos, foi eleito segundo suplente do senador Hugo Napoleão em 1986

O Senador muito fez por Floriano, bem como trazer a TV, CAIC, PREMEN  e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário